IX) Biénios 2005/2006 e 2007/2008, por Francisco Martins

15-08-2015 18:04

Na tomada de posse destes corpos gerentes, em Fevereiro de 2005, estiveram presentes representantes da Marinha, representantes do Movimento Associativo Popular da Freguesia de S. Vicente de Fora, da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, (CPCCRD) das Associações de Militares e de grande número de Associados.

Realizações mais significativas deste mandato:

• 1º Encontro de Coros do CSA. Este Encontro teve a participação de 5 coros polifónicos convidados. A sua realização teve lugar, no dia 6 de Maio de 2005, no Salão de Festas do Clube de Instrução e Recreativo do Laranjeiro (CIRL) e contou com o apoio da Marinha e da Autarquia Almadense.

• Realização do Almoço Comemorativo do 25 de Abril, à semelhança de anteriores anos.

• Comemoração do Dia Internacional da Mulher, dando sequência a idênticas comemorações de anos anteriores.

• Lançamento da Medalha do dia da Marinha, tal como ocorreu em anteriores anos.

• Conquista do 1º Prémio do Troféu Concelho de Almada, pela equipa de atletismo do CSA. Uma prova brilhante e que, na altura, foi muito comentada.

• E muitas outras actividades, como a noite de Gastronomia, Música e Cultura de Goa, noites de fado na Delegação e tardes fadistas na Sede, Santos Populares na Sede e Delegação, Karaoke, Fim de Ano e vários espectáculos do Coro Polifónico em Almada e em Lisboa.

• Encerramento do processo de aquisição da Carrinha para apoio ao desporto e outras actividades, adquirida com o apoio significativo da Câmara Municipal de Almada.

• Edição da Revista Mar Chão que sucedeu ao nosso Boletim Informativo

Biénio 2007/2008

A tomada de posse dos Órgãos Sociais ocorreu em Fevereiro de 2007.

Esta equipa continuou a desenvolver as actividades sociais, culturais e desportivas do anterior mandato, nomeadamente, comemoração do Aniversário do CSA, 25 de Abril, Dia Internacional da Mulher e Medalha do dia da Marinha.

Além de toda esta actividade é de salientar, ainda, a realização da recepção aos novos sargentos, iniciativa concretizada em colaboração com a Associação Nacional de Sargentos (ANS) e a Noite de

Gastronomia e Cantares Alentejanos.

Porém, começaram a sentir-se as dificuldades, desde logo, com a falta de disponibilidades dos associados para a formação de uma lista.

Posteriormente, vieram as dificuldades económicas, consequência do aumento dos encargos que o CSA teve de assumir com a admissão de novos empregados por dificuldades de cedência de pessoal por parte da Marinha. Por outro lado, foi notória a diminuição dos associados aos nossos restaurantes, devido às dificuldades económicas das famílias, por todos sentidos, em resultado das políticas dos sucessivos governos. O pagamento da prestação para a compra da Sede, que só terminaria em 2012, também não aliviava as dificuldades.

No entanto, apesar destas dificuldades, conseguiu-se fazer as remodelações necessárias do equipamento hoteleiro da Delegação, bem como a aquisição de equipamento informático. Fez-se também a pintura geral e beneficiação do edifício da Delegação, que ficou com um aspecto mais agradável, deixando os associados orgulhosos da sua Delegação

Voltar